sábado, 10 de setembro de 2011

Windows 8 terá recursos para virtualização

A próxima versão do sistema operacional (OS) da Microsoft para desktop, batizado de Windows 8, vai incluir a capacidade de executar outros sistemas operacionais virtualizados, anunciou a companhia em seu blog.

Anteriormente, o software de hospedagem virtual da Microsoft, chamado Hyper-V, só podia ser instalado em máquinas que rodam Windows Server. Usuários que precisavam executar máquinas virtuais em seus computadores com Windows 7 tinham de recorrer à software de terceiros, como o Virtual Box, da Oracle, ou o VMware Workstation, da VMware.

"Na construção do Windows 8 trabalhamos para ativar o Hyper-V para que ele funcione no sistema operacional cliente também", escreveu John Mathew, gerente do programa Microsoft da equipe Hyper-V. "Em breve, o Hyper-V permitirá que executar mais de um sistema operacional de 32 bits ou 64-bit x86, ao mesmo tempo no mesmo computador. Em vez de trabalhar diretamente com o hardware do desktop, os sistemas operacionais são executados dentro de uma máquina virtual (VM)”, afirmou.

A Microsoft enxerga essa nova funcionalidade como benéfica, inicialmente, para os desenvolvedores e administradores. Os desenvolvedores podem testar programas dentro de um ambiente virtual sem se preocupar com eliminar os próprios sistemas operacionais atuais. Os administradores, por sua vez, podem padronizar a infraestrutura de máquinas virtuais no Hyper-V, sugere a Microsoft.

O recurso de virtualização, aponta a companhia, só funciona em máquinas x86 e vai exigir hardware rodando processadores de 64 bits, embora o software de hospedagem seja capaz de executar aplicativos de 32 bits e sistemas operacionais. Uma máquina com 4GB de memória RAM, por exemplo, pode hospedar até quatro máquinas virtuais, e rodar cinco ou mais máquinas virtuais vai exigir mais memória.

A fabricante aponta ainda que o Hyper-V vai oferecer aos usuários de desktop muitos benefícios há muito tempo vivenciados pelo servidor. É possível mover uma máquina virtual em execução de uma unidade de disco para outro, sem interrupção. Elas utilizam o Connection do Windows Remote Desktop (RDC) para tarefas avançadas, como a exibição de uma máquina virtual em várias telas. Os usuários também podem tirar fotos de uma máquina virtual em execução, para capturar o ambiente para arquivamento ou análise.

Por outro lado, avisa John, alguns recursos do Windows não vão funcionar no ambiente virtualizado. O BitLocker, que realiza a criptografia de dados, por exemplo, não funcionará corretamente, pois se baseia em conexão direta com Trusted Platform Module (TPM) da máquina. Aplicações que utilizam o sistema Graphics Processing Unit (GPU) para processar os dados podem não funcionar no ambiente virtualizado.

O anúncio da funcionalidade é o último de uma série de previews técnicos que a Microsoft postou no blog da companhia sobre a próxima geração de sistema operacional para desktops. O Windows 8 ainda está em desenvolvimento e deverá ser lançado em 2012. O OS terá interface sensível a toque para tablets e já vem com a loja de aplicativos da Apple, a App Store.

A companhia promete anunciar mais recursos do sistema operacional em seu relatório anual, o Build Professional Developers Conference (PDC), que será divulgado na próxima semana em Anaheim, Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário