Barack Obama faz hoje 50 anos. O presidente americano começou o dia em Chicago e termina em Washington, onde tem várias reuniões na casa branca. Foi na cidade onde morava antes de ser eleito que ouviu os primeiros «parabéns a você», cantados por Jennifer Hudson.
Obama aproveitou a ida a Chicago para angariar fundos para a campanha presidencial de 2012. É preciso trabalhar para a reeleição, que se antevê mais difícil depois do acordo sobre a divida tirado a ferro entre democratas e republicanos.
Na primeira aparição publica no dia dos 50 anos, o presidente justificou-se aos americanos pelo que ainda não conseguiu cumprir: «Quando eu disse que podíamos acreditar na mudança eu não disse que ela aconteceria amanhã, nem que a mudança aconteceria na semana seguinte. Nós sabíamos que ia levar algum tempo por causa desta nossa democracia grande e complicada».
Na quarta-feira, antes de sair de Washington, celebrou com alguns elementos do seu staff não o meio seculo de vida mas o acordo obtido no Congresso. Foi num almoço bem americano de hamburguer e batatas fritas.
Dois anos e meio depois, a esperança que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos trouxe ao país e ao mundo deu lugar a uma crise que varre as economias americana e europeias. Tempos difíceis que ensombram o aniversário de Obama, que em Janeiro de 2009 não ostentava ainda os cabelos brancos de hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário